A Socorro aos Necessitados é uma associação civil, filantrópica, com fins não econômicos. 
Foram fundadores da Socorro aos Necessitados famílias e pessoas altruístas e de grande sensibilidade social, preocupadas com os níveis de pobreza da população menos privilegiada.

Em 1921, Herculano Carlos Franco de Souza liderou o projeto para construção de uma casa que atendesse aos pobres e suas carências, com o apoio de um grupo de personalidades da época. O objetivo era atender à população carente, prestando-lhes amor e assistência. 

A história da Socorro aos Necessitados reúne fatos memoráveis, que dariam para relembrar a própria história de Curitiba, pois ao longo dos anos de existência, a participação da sociedade curitibana foi decisiva na criação e manutenção da entidade.

A Socorro aos Necessitados

Atualmente a instituição atua na área de assistência social para idosos, a fim de promover a dignidade e inserção social, tem como missão oferecer condições dignas de sobrevivência aos idosos, instalando-os em locais apropriados. Com intuito de atender com excelência a população carente, a associação dispõe de uma equipe de funcionários experientes e de instalações adequadas, que oferecem qualidade de vida aos idosos, consolidando-se atualmente como a instituição mais antiga e tradicional do Paraná. 

Possuímos 40.000m² de área total e 6.000m² de área construída.


A Socorro aos Necessitados tem capacidade para atender aproximadamente 140 pessoas, direta e indiretamente, sendo mantenedora de duas unidades operacionais: 

O Lar dos Idosos Recanto do Tarumã é destinado ao abrigo de homens (acima de 60 anos), que não possuem condições de manutenção da própria sobrevivência ou que apresentem vulnerabilidade familiar.

O Centro Dia de Atenção a Pessoa Idosa Recanto do Tarumã foi inaugurado em Março de 2010 com o objetivo de atender as pessoas idosas com idade superior a 60 anos de ambos os sexos.

Histórico

1921

 Herculano Carlos Franco de Souza lidera projeto para construção de uma casa de atendimento aos pobres. Apoiado por um grupo de personalidades, funda a Sociedade Socorro aos Necessitados em 21 de setembro.

1925

Ford da Caridade. O Jornal Gazeta do Povo promove campanha para arrecadar fundos na compra de um carro para a Sociedade Socorro.

1928

Reconhecimento de Utilidade Pública Estadual.

1936

Liberação de verba de 20 contos de réis em abril, subvenção concedida pelo Presidente da República Getúlio Vargas. No decorrer dos meses são recebidas inscrições de grande número de sócios.

1949

Os cinemas da capital aumentam as entradas em um cruzeiro, por uma semana, a fim de ajudar a Sociedade Socorro.

1960

Inauguração da Creche Meu Pequeno Reino no dia 18 de junho, com a presença de autoridades.

1962

Nova sede no Tarumã. Lançamento da pedra fundamental em 26 de maio com a presença do Governador do Estado Ney Braga, altas autoridades civis, militares e eclesiásticas, além de elevado número de convidados.

1967

Inauguração do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã em 1º de setembro, com presença do Governador do Estado Paulo Pimentel, Dom Manoel da Silveira D’Elboux, Arcebispo Metropolitano; General Ítalo Conti Secretário de Estado.

1982

Reconhecimento de Utilidade Pública Municipal.

1983

Reconhecimento de Utilidade Pública Federal.

1990

Mudanças na administração do Lar de Idosos Recanto do Tarumã. Regularização da transferência da administração das Irmãs Passionistas para a diretoria da Sociedade Socorro aos Necessitados.

1992

Asilados da Vila Herculano mudam-se para o Tarumã.

1993

Reorganização e atualização administrativa.

2001

Socorro aos Necessitados comemora 80 anos e lança Livro Comemorativo com a síntese de sua história.

2002

Kanitz& Associados concede o prêmio “Bem Eficiente” à Socorro aos Necessitados. O prêmio é oferecido as 50 melhores entidades filantrópicas do Brasil. Socorro aos Necessitados é eleita Membro do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.

2004

Parceria com o Setor de Geriatria do Hospital Universitário Cajuru, resultando no Programa Idoso Saudável, para controle, integração e agilidade das informações no setor de saúde possibilitando ações preventivas.

2005

Kanitz& Associados concede pela 2ª vez o prêmio “Bem Eficiente” à Socorro aos Necessitados.

2006

Lançamento da Rede Solidária, parceria realizada entre a Socorro aos Necessitados, AFECE, Pequeno Cotolengo, FEPE e Hospital Pequeno Príncipe, em parceria com imobiliárias da Rede Imóveis.

2007

Criação de nova unidade operacional, um Centro Dia para os Idosos.

2008

Socorro aos Necessitados é eleita Membro no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Empresas amigas

Volvo
Rede Solidária
Rafaela Salmon
Printit
Gold Food
Banco do Brasil
Copel
Unimed
Forza
Paraná Banco
Marquinhos Video Maker
  • Rua Konrad Adenauer, 576
  • Tarumã CEP: 82.821-020
  • Curitiba/PR
  • 41 3266 3813

  • HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
    Seg. a Sex. Das 8h30 às 12h30 | 13h30 às 17h30