Centro Dia Recanto do Tarumã

O Centro Dia de Atenção a Pessoa Idosa Recanto do Tarumã foi inaugurado em Março de 2010 com o objetivo de atender as pessoas idosas com idade superior a 60 anos de ambos os sexos.

O serviço prestado é o de Média Complexidade destinado a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, com violação de direitos, mas que ainda assim possuem vinculo familiar.

O objetivo deste serviço é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, possibilitando a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, assim como a conquista de maior grau de independência individual e social, evitando a sua institucionalização.

Este atendimento dispõe de cuidado a pessoa idosa no período diurno, numa modalidade não asilar, sendo um poderoso veículo de motivação e socialização do idoso, desenvolvendo ações de prevenção ao asilamento e estímulo à manutenção da autonomia, proporcionando a permanência na família e na comunidade. Contribuindo desta forma, para a autonomia, envelhecimento ativo e saudável, prevenção ao isolamento social e integração com a comunidade.

O Centro Dia Recanto do Tarumã desenvolve ações positivas para atender as pessoas idosas participantes do programa. Deste modo disponibiliza os seguintes serviços:

Nutrição: São Servidas quatro refeições diárias que incluem: Café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta, além de um acompanhamento nutricional individual.

Fisioterapia: Auxilia na prevenção, reabilitação dos idosos que participam do programa respeitando sempre a individualidade de cada um.

Musicoterapia: É um tratamento que utiliza elementos sonoros e movimentos como meios de comunicação, expressão e organização do idoso, com a intenção de resgatar conteúdos que necessitam ser trabalhados, promovendo bem-estar (saúde física e mental) e equilíbrio com o meio em que se vive.

Assistência Psicológica: Há um profissional especializado destinado a dar suporte psicológico aos idosos participantes do programa, buscando o atendimento individualmente. Também são feitos trabalhos em grupo com o objetivo de melhorar a autoestima, motivação, socialização e criatividade dos idosos.

Serviço Social: É feito por uma assistente social que atende aos idosos e aos seus familiares. O Serviço Social atua também no acompanhamento das atividades realizadas diariamente dentro de um cronograma já pré-estabelecido.

Assistência Médica: O Centro Dia não disponibiliza um médico para atendimento aos idosos. Portanto quando necessário aciona o SAMU para dar suporte médico aos idosos participantes do programa. Caso seja necessário sua remoção para uma das unidades de saúde um colaborador da Instituição desloca-se junto com o idoso e no mesmo instante a família é informada do seu deslocamento. Nosso colaborador permanece junto ao idoso na unidade de saúde até a chegada do familiar responsável.

Espiritual: Atividades ecumênicas são realizadas na Capela da Instituição.

Técnica de Enfermagem: Ministra os medicamentos (mediante receita médica) trazidos pelos idosos, curativos, Verificação da pressão arterial, pulso, temperatura. Organização de prontuários.

Cuidadores de Idosos: Acompanha e auxilia a pessoa idosa nos cuidados diários estimulando-os. Atua como um elo entre a pessoa idosa e a equipe Multidisciplinar. Ajuda nos cuidados de higiene quando e se necessário, estimula e ajuda na alimentação, locomoção e nas atividades físicas. Promove a melhoria na qualidade de vida da pessoa idosa.

É importante destacar que esse trabalho é feito de forma conjunta com a Fundação de Ação Social– FAS.

Empresas amigas

Doma.ag
Ouro Verde
Nissei
Rede Solidária
Empalux
Skopos
Rafaela Salmon
Vébio
Printit
Lojas Coppel
Globo
Coppel
Asplan
Banco do Brasil
Brado Logística
Copel
Exxon Mobil
Itaú
Banda B
Bar do Alemão
Campanha Tampinha Solidária
Unimed
Moinhos Anaconda
  • Rua Konrad Adenauer, 576
  • Tarumã CEP: 82.821-020
  • Curitiba/PR
  • 41 3266 3813

  • HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
    Seg. a Sex. Das 8h30 às 12h30 | 13h30 às 17h30