Lar dos Idosos Recanto do Tarumã

O Lar dos Idosos Recanto do Tarumã é destinado ao abrigo de homens (acima de 60 anos), que não possuem condições de manutenção da própria sobrevivência ou que apresentem vulnerabilidade familiar. O Lar atende atualmente 95 idosos.

Indicados pela FAS (Fundação de Ação Social) o idoso ao ingressar na instituição realiza uma entrevista com a assistente social, exames médicos e avaliação psicológica, passa por um mês de adaptação e após este período o idoso decide pela permanência.

No Lar dos Idosos, além de moradia, são disponibilizados os seguintes serviços:
Atendimento Médico: A instituição possui uma equipe formada por médicos residentes em Geriatria, coordenados pelo Responsável Técnico, Doutor José Mário Tupiná Machado.

Enfermagem: Sob coordenação de duas enfermeiras, a equipe de enfermagem formada por cuidadores, auxiliares e técnicos em enfermagem, atende os idosos 24 horas por dia.

Nutrição: São servidas seis refeições diárias, que incluem café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia, além de um acompanhamento nutricional individual.

Serviço Social: O atendimento junto aos idosos e familiares é realizado pela Assistente Social, que entre outras atividades, atua junto ao INSS para aquisição e regularização de benefícios e documentos.

Psicologia: A instituição prevê suporte psicológico aos moradores, atendendo-os individualmente e em grupo, com o objetivo de informar, melhorar a autoestima, motivação, socialização e criatividade dos idosos.

Fisioterapia: Esta atividade auxilia na prevenção, cura e reabilitação dos idosos residentes na instituição.

Musicoterapia: Utiliza elementos sonoros e movimentos como meios de comunicação, expressão e organização do idoso, com a intenção de resgatar o bem-estar (saúde física e mental) e equilíbrio com o meio em que se vive.

Farmácia: Profissionais farmacêuticos são responsáveis pela organização e distribuição dos 600 a 800 medicamentos/dia consumidos pelos idosos.

Terapia Ocupacional: Com atendimentos individuais e em grupo, a terapia busca resgatar ou desenvolver a funcionalidade nas atividades de vida diária, atividades produtivas e de lazer.

Vestuário: Cada idoso possui suas próprias roupas, originadas de doações, e um local individual para guardá-las. A lavanderia funciona durante toda a semana. Quando é preciso um ajuste, os idosos contam com o ateliê de costura da equipe voluntária.

Lazer: São realizados passeios, bailes e comemorações festivas como: Natal, Páscoa, Festa Junina e passeio a parques e praia. Há um salão de jogos para uso dos idosos, biblioteca, sala de alfabetização, campo de bocha, sala de música, etc.

Empresas amigas

Volvo
Rede Solidária
Rafaela Salmon
Printit
Gold Food
Banco do Brasil
Copel
Unimed
Forza
Paraná Banco
Marquinhos Video Maker
  • Rua Konrad Adenauer, 576
  • Tarumã CEP: 82.821-020
  • Curitiba/PR
  • 41 3266 3813

  • HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
    Seg. a Sex. Das 8h30 às 12h30 | 13h30 às 17h30